Símbolos

M

imagem

MAÇÃ
A maçã simboliza o conhecimento, a fertilidade e o amor.
MACACO
Simboliza a agilidade e a inteligência. Na Índia o macaco é sagrado e incomestível.
A sabedoria. No extremo oriente, é representado por três macaquinhos: um tampa os olhos, o outro a boca e o terceiro os ouvidos, como que dizendo não vejo, não falo e não escuto, três virtudes importantes para a vida.
MACHADO
Associado ao raio e a chuva. Guerra e destruição. Instrumento sagrado e símbolo da iluminação.
MARTELO
Uma imagem do mal e da força bruta. Instrumento celeste que fabrica o raio. O maço ou martelo é a arma do deus Tor da mitologia nórdica. É o instrumento com o qual o deus da felicidade e da riqueza, Daikoku, faz surgir o ouro. Autoridade e inteligência.
Mandala - Mandala é uma palavra sânscrita, que significa círculo. Mandala também possui outros significados, como círculo mágico ou concentração de energia. Universalmente o mandala é o símbolo da totalidade, da integração e da harmonia. O Mandala traz muitos benefícios terapeuticos como organizar a psique, paz espiritual, criatividade e relaxamento dentre outros. Sua origem está nos primórdios da humanidade. 

MANTO

Símbolo de proteção ou da dignidade. Para aquele que o veste, o manto simboliza a identificação e a transmissão de poderes.
MÃO
Símbolo da atividade e do poder. Emblema real, instrumento da maestria e signo de dominação. No hinduísmo e no budismo os mudras são sinais e gestos sagrados feitos durante cerimônias religiosas ou em meditação.
MAR
Símbolo da dinâmica da vida. Tudo nasce do mar e a ele retorna um dia. Por estar sempre em movimento, simboliza a transitoriedade dos eventos da vida. Agitado ou calmo, devastador ou sereno, sério ou jocoso, dependendo do momento e dos acontecimentos.
MARIONETE
Símbolo dos seres sem consistência, das pessoas levianas, frívolas, sem caráter e sem princípios. Pode simbolizar dependência de poderes superiores e mágicos, geralmente de personalidades sem vontade própria e que se deixam ser dirigidas.
MÁSCARA
Símbolo da ocultação do eu verdadeiro, daquilo que a pessoa realmente é. Antigamente a máscara servia para esconder o rosto e afugentar espíritos malignos. Utilizada em rituais ocultos e místicos.
MESA
Símbolo da comunidade. Ao seu redor as pessoas sentam-se para comer, para conversar ou para trabalhar. Remete a lenda do Graal e a Santa Ceia.
MILHO
Prosperidade, abundancia e colheita farta. Símbolo solar semelhante ao do trigo.
MOEDA
Símbolo da fartura. Qualquer tipo de troca.
MONTANHA
Encontro entre terra e o céu. A montanha é a morada dos deuses, e o subir a montanha o alcance da espiritualidade. Usado para representar o caminho do buscador ou discípulo, iniciado no sopé da montanha, rumo ao alcance da iluminação.

 

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Escolha uma letra e saiba mais sobre sua simbologia.