Símbolos

P

imagem


PALÁCIO
Possui a mesma simbologia da casa, mas evoca magnificência, tesouro e segredo.
Simboliza o poder, a fortuna, a ciência e tudo o que não é comum aos mortais. A construção de um palácio obedece e se orienta pelo princípio da harmonia, beleza e imponência. Representando a harmonia material, a harmonia individual e a harmonia social.
PALHAÇO
Simboliza o contrário da realeza. A majestade é substituída pela falta de poder, pelo riso, por receber golpes, pelo ridículo, pela morte e pela zombaria.
PALHA
Simboliza a vitória, a ascensão, a regenerescência e a imortalidade.
PÂNTANO
Simboliza a imobilidade e a preguiça. O pântano pode simbolizar o inconsciente, a mãe e o local de germinações de idéias. Para os Celtas, desempenhava o mesmo papel que o labirinto.
PÃO
Simboliza o alimento essencial e espiritual. Na eucaristia o pão significa os pequenos mistérios e a ordem quantitativa;  e o vinho, a vida contemplativa, os grandes mistérios e a ordem qualitativa.
PAPEL
Simboliza a escrita e a fragilidade.
PAPIRO
Equivalente ao livro. O conhecimento. Por ser enrolado e desenrolado, simboliza os movimentos de involução e evolução. Do ponto de vista psíquico, exprime o  impulso e o repouso, a exaltação e a depressão.
PAPOULA
Simboliza a terra e também a força do sono e do esquecimento que toma os homens depois da morte e antes do renascimento. Na Rússia ser bela como a papoula significa que vai ficar solteirona.
PÁSSARO
Simboliza as relações entre o céu e a terra. Estados superiores do seres e dos anjos.
PEIXE
Simboliza ao mesmo tempo a fertilidade e a morte. Ligado à água e ao Cristo, sendo, portanto, considerado alimento espiritual. Corresponde ao décimo segundo e  último signo do zodíaco.
PÉROLA
Símbolo lunar ligado à água e a mulher. Possui vários significados: para os gregos, simboliza o amor; na Europa, era usada para tratar a saúde;  e os hindus utilizavam seu pó como revigorante e afrodisíaco. Os chineses e árabes usavam para tratar doenças dos olhos. A pérola simboliza, também, a lágrima e a tristeza.
PINHEIRO
Símbolo de imortalidade e da força vital. Possui folhas fortes e uma resina imperecível. No oriente, é considerada uma árvore resistente às adversidades do tempo.
PLANTA
Simboliza os ciclos de desenvolvimento durante a vida e a renovação cíclica. A planta passa por contínuas mudanças da semeadura à colheita: germinação, crescimento, floração, amadurecimento e morte. Energia solar condensada e manifesta.
PONTE
Simboliza um elo que possibilita passar para o outro lado. Passagem iniciática do neófito.
PONTO
Simboliza o limite da abstração do volume, o centro, a origem, o lar. Também simboliza Deus. Algumas vezes pode simbolizar o foco, aonde colocaremos nosso ponto.
PORTA
Simboliza o local de passagem entre dois estados, entre dois mundos, entre o conhecido e o desconhecido, a luz e as trevas, o tesouro e a pobreza. A porta, também, simboliza a autorização para se conhecer os mistérios. Para passar pela porta é necessário merecer, ser forte e persistente, pois, em muitas portas há guardiões, alguns terríveis, outros angelicais, ou ainda pode haver códigos a serem decifrados para que ela seja aberta.
POTE
Simboliza a surdez e a estupidez.  No budismo o pote cheio até a metade é o emblema do tolo. Os potes modelados são os elementos do nosso carma.  Representa a mulher e o outeiro

 

 

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Escolha uma letra e saiba mais sobre sua simbologia.