Símbolos

B

imagem
BALANÇA
Simboliza o equilíbrio a ponderação e a justiça principalmente a do julgamento. No cristianismo é símbolo do juízo final. No zodíaco o símbolo da Balança é o sétimo signo. Quando a balança surge em mandalas e nos sonhos é sensato refletir nos assuntos acima.
BALANÇO
Associado aos ritos da fertilidade e da fecundidade por causa de seu movimento de alternância. O balançar faz trazer o vento que fecunda o solo.
BALEIA
Símbolo ligado à entrada da caverna e ao peixe. No mito de Jonas, ele é engolido por uma baleia e depois, quando vomitado, acontece seu renascimento. A baleia simboliza também a escuridão abissal e o misterioso. Como o elefante, a tartaruga e o crocodilo, a baleia aparece como símbolo de sustentação do Universo.
BARCA
Simboliza a viagem, ou seja, a travessia realizada pelos vivos e pelos mortos. A barca dos mortos é encontrada em todas as civilizações. Símbolo do despertar da consciência.
BEIJO
Necessidade de amor e afeição. Em alguns casos pode representar traição. Atenção ao corpo e suas necessidades. Também, pode representar momentos de saudade ou ansiedade por um amor.
BAÚ
Simboliza as lembranças antigas boas ou más, e algo que se quer esconder.
BESOURO
Representa a destruição de pensamentos e idéias. Os besouros podem acabar com plantações e, por isso, sugerem forças destrutivas.
BICICLETA
Representa o esforço individual, o equilíbrio e a autonomia. Evolução pelos próprios meios, sem interferência de outros, assumindo sua personalidade e decisões.
BIFURCAÇÃO
Representa momentos de reflexao quanto ao caminho a seguir, pode ser no trablaho, no amor ou estudos. Pode vir junto com momentos ansiosos.
BILHETE
Pode ser várias situações, ganhar um prêmio, ser notificado, permissão para fazer parte de alguma situação.
BINÓCULOS
Focar alguma coisa, examinar mais de perto minuciosamente.
BOCA
Representa a palavra, a respiração e o alimento, pois todos passam por ela. Como símbolo da criação, a boca é o lugar por onde a alma é insuflada. Também é vista como aniquiladora, pelo seu mastigar e engolir. Por suas palavras pode amar ou destruir. Ela é símbolo de poder do espírito e da força criadora.
BOLHA
Símbolo da impermanência, da criação, da leveza e da efemeridade. Estoura sem deixar vestígios. Simboliza planos, desejos fúteis e irrealizáveis e a vaidade.
BOLA
Representa a totalidade, a terra, o globo, a unidade. Também pode simbolizar a brincadeira, o divertimento, o lazer e o relaxamento.
BONECA
Tendência a se diminuir ou sentir-se joguete nas mãos dos outros. Estão brincando comigo? Também pode ser um lado infantil a ser observado. Pode ainda ser uma volta a infância, momentos de regressão.
BORBOLETA
Símbolo da transformação por sua metamorfose: ovo, lagarta e crisálida, até alçar vôo como borboleta. Também simboliza a ligeireza e a inconstância. No Japão simboliza a mulher, e duas borboletas a felicidade conjugal.
BRACELETE
Adorno para realçar os braços e pulsos. O bracelete acentua o simbolismo do braço, ou seja o poder de fazer.
BRAÇO
Símbolo da força, do poder, do socorro concedido e da proteção. Braço estendido simboliza o instrumento da justiça. Diversas divindades indus possuem vários braços para exprimir sua onipotência. Os braços erguidos simbolizam a abertura para o Divino. O braço que em algumas pinturas surgem do céu simbolizam Deus. e os braços eruidos sibolizam a rendição ou a renúncia a qualquer defesa.
BURACO
Abertura para o desconhecido, falta, armadilha, vagina. O buraco como vazio está ligado à fertilidade no plano biológico e a espiritualidade no plano psicológico. Pode ser considerado como o caminho do parto natural das idéias. Por ele acontece o nascimento ao mundo. O buraco abre o interior ao exterior e o exterior ao outro.

 

 


 

 

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Escolha uma letra e saiba mais sobre sua simbologia.