Símbolos

L

imagem


LABIRINTO
Simboliza a viagem iniciática para o centro. Somente os que conseguem vencer os obstáculos dos enganos e das ilusões, matando as feras e monstros terríveis, podem alcançar o centro e encontrar a paz, a felicidade e a espiritualidade. O labirinto simboliza também a vitória.
LAÇO
Simboliza o poder soberano ou judiciário, o poder de atar e desatar. O compromisso assumido espontaneamente.
LAGARTA
Animal rastejante que se assemelha ao verme. A baixeza e a feiúra. Nos Upanixades esse animal simboliza a transmigração e a transmutação, pela maneira como passa de uma folha a outra e de larva para borboleta.
LAGARTO
Ligado ao sol. Simboliza a procura pela luz e pelo conhecimento.
LAGO
Representa o feminino e o inconsciente. Pode ser calmo ou pantanoso e traiçoeiro. O olho pelo qual os seres subterrâneos observam os humanos. Também o lugar onde moram as ninfas, fadas e outros elementais que atraem pessoas para a morte.
LÁGRIMA
Simboliza a dor. A lágrima é comparada à pérola ou à gota de âmbar. Pode significar liberação de emoções, limpeza e purificação.
LAMA
Simboliza a matéria primordial e fecunda de onde surgiram os seres viventes, e de onde tudo foi tirado. A lama é a mistura de terra e água, na qual ocorrem transformações. Símbolo mítico, pode representar a escória da sociedade e os níveis inferiores do ser.
LÂMPADA
Simboliza a luz espiritual e individual do ser. Para os ensinamentos zen, a transmissão da chama é a transmissão da doutrina. No ocidente a lâmpada usada em ritual significa a presença de Deus. Representa a vinda de insights e boas idéias de planos superiores.
LANÇA
Símbolo fálico, ígneo e solar. Simboliza a guerra e o poder. O eixo do mundo. Animais transpassados por lanças significam vícios a serem superados.
LANTERNA
Símbolo da iluminação e da clareza. Nos templos budistas japoneses, as lanternas eram oferecidas a divindades para se obter prosperidade no comércio e militarmente a vitória. Representa a imortalidade das almas, é esse o significado das lanternas que queimam perto do corpo do defunto.
LAVOURA
Universalmente, a lavoura é considerada um ato sagrado de fecundação.
LEQUE
Significa a dignidade real. Para os chineses e japoneses o abanar do leque afugenta espíritos malignos.
LETRAS
Segundo a cabala as letras contêm uma forma criadora e por isso não devem ser conhecidas pelo homem, caso contrário, poderia criar como Deus. Podem ser divididas segundo os quatro elementos, e possuem valores numéricos, sendo sua natureza fundamental e astral, permitindo se chegar a conhecimentos secretos, ocultos e esotéricos, inacessíveis de outra forma.
LÍNGUA
Por sua forma e mobilidade é comparada à chama. Simboliza a palavra que pode aniquilar, abençoar e purificar. A língua simboliza poder.
LIVRO
Símbolo da ciência e da sabedoria. Um livro fechado significa a matéria virgem e a conservação do segredo. Se o livro estiver aberto, a matéria fecundada e seu conteúdo tomado por quem o ler.
LOBO
O lobo simboliza a selvageria e a loba a libertinagem. Positivamente, o lobo simboliza luz, o herói guerreiro, ou um ancestral mítico.
LÓTUS
O lótus desabrocha sobre águas estagnadas, com rara beleza e perfeição, e é associado ao alcance da perfeição pelo homem. É para os orientais o mesmo que a rosa é para os ocidentais. Amor e sabedoria.
LUA
A lua não possui luz própria, passa por mudanças durante os meses, por isso simboliza a dependência, o princípio feminino, a renovação e a periodicidade.

 
 

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Escolha uma letra e saiba mais sobre sua simbologia.