Símbolos

T

imagem

TABULEIRO
Composto de figuras geométricas: quadrados, losangos, oblongos, coloridos. Servem para jogos de damas, xadrez ou outro jogo. Simboliza o conflito entre a razão e o instinto, da ordem contra o acaso, de uma combinação contra outra, ou das diversas potencialidades de um destino. O tabuleiro simboliza, também, o cenário das oposições e dos combates.
TAÇA
A taça ou copa possui um simbolismo amplo, podendo de um lado representar o vaso da abundancia ou o vaso que contém a poção da imortalidade. Como vaso de abundancia pode simbolizar o seio materno que produz leite. A taça também simboliza o Graal, o cálice que recolheu o sangue de Cristo. No Japão a troca de taças simboliza a fidelidade. No Islã, a taça simboliza o coração.
TAMBOR
O som do tambor é associado ao som primordial. A arma psicológica que desfaz internamente toda a resistência do inimigo. É considerado um instrumento sagrado.
TAPETE
Simboliza a morada, com seu caráter sagrado e todos os desejos de felicidade.
TARTARUGA
Simboliza a longevidade e a proteção.
TELHA
Significa a proteção de um segredo, fechamento sem forças evolutivas, restrição ao adquirido e instalado. Cobre-se com telha templos e abrigos para protegê-los das intempéries advindas de pessoas profanas. A telha pode simbolizar proteção ou fechamento para a evolução.
TEMPLO
É a habitação de Deus na terra. O lugar da presença real e divina. Representa o corpo físico e o cuidado que lhe é dispensado. É o estado e o desenvolvimento espiritual da consciência, a prece, a meditação e a bênção recebida.
TENDA
Simboliza a presença do céu sobre a terra. Lugar sagrado, onde o divino é convidado a manifestar-se. Estado temporário de consciência: mutável, provisório, inseguro, instável, móvel.
TERRA
Simboliza a mãe, fonte do ser e protetora contra qualquer força do mal. A terra opõe-se ao céu como princípio passivo ao princípio ativo. Aspecto feminino. Na astrologia está ligada aos signos de touro, virgem e capricórnio. Na filosofia taoísta representa o princípio yin.
TORRE
Simboliza o poder ou ascensão para além do cotidiano. Virgindade e a gradual ascensão espiritual do homem em direção ao céu. Símbolo fálico.
TRIDENTE
Atributo das divindades do mar, sobretudo de Posêidon ou Netuno. Indica o poder de agitar ou acalmar. Na Índia é atributo de Xiva, e simboliza o tempo triplo: passado, presente e futuro ou os três níveis do mundo, o devir, o ser e o perecer.
TRIGO
Simboliza o nascimento e a morte ou da morte e do renascimento. A espiga de trigo é o símbolo da virgem Maria, contém os grãos com que se produz a farinha para a hóstia. Fecundidade e abastança.
TROMBETA
Um instrumento musical usado para ordenar os principais momentos do dia ou para anunciar os grandes acontecimentos históricos e sísmicos. Simboliza uma conjunção importante de elementos e de acontecimentos, marcada por uma manifestação celeste (ar, sopro, som).
TÚMULO
Lembra o simbolismo da montanha, pois, geralmente, ele é situado num monte de proporções pequenas que lembram a montanha. Morada onde acontece uma transformação. Domicílio da morte e o lugar do descanso, da segurança e do renascimento. Associado muitas vezes ao duplo aspecto da Grande Mãe, que é ao mesmo tempo é amorosa e terrível.
TURBANTE
Cobertura feita com uma faixa de pano que é enrolada na cabeça. Símbolo da dignidade e do poder

 

 

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Escolha uma letra e saiba mais sobre sua simbologia.