Símbolos

Z

imagem

ZARABATANA
É uma arma que originalmente consiste num tubo de madeira (caules ocos) ou mais recentemente num tubo de metal, pelo qual se impelem, com o sopro, pequenos projetis, grãos ou dardos. Simboliza os raios solares.

ZENITE
Palavra que vem do árabe e significa caminho reto. Zenite é o ponto onde a vertical, que se eleva do local do observador perfura a esfera celeste acima do horizonte. O zenite marca o ponto superior de uma roda e indica o auge do hemiciclo evolutivo.

ZERO 
Símbolo da nulidade e do objeto sem valor; simboliza também o começo.

ZIGURATE 
Mesmo simbolismo da escada e da torre. O zigurate é um  monumento em forma de pirâmide, construído em patamares superpostos, característico da arquitetura religiosa mesopotâmica. 

ZODÍACO

É um símbolo em si e um conjunto de símbolos particulares que variam segundo diversas relações. O zodíaco simboliza um ciclo completo e cada um de seus signos uma fase evolutiva. O círculo zodiacal é dividido em doze, número este que corresponde a doze constelações.

ZUNIDOR
Instrumento sagrado utilizado em rituais iniciáticos. Seu som, profundo e enigmático, remete ao silêncio noturno do Universo. Ele é a voz dos espíritos e algumas vezes dos ancestrais. Possui ressonância com as tempestades, chuvas, trovão, raios e relâmpagos. Por isso é ao mesmo tempo uma expressão da cólera divina, tipo uraniana, e também a força viril fecundante, tipo lunar. Entre os xamãs se faz girar o zunidor para se tornar invulnerável e bom previsor do futuro. Como grande parte dos instrumentos sagrados é proibido as mulheres. Sem crenças o zunidor parece brinquedo de criança.
O zunidor assemelha-se ao nosso berra-boi e é feito de uma placa de madeira que se faz girar na ponta de um barbante. 

 

 

 

 

 

 

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Escolha uma letra e saiba mais sobre sua simbologia.