Símbolos

J

imagem

JADE
Na China, como o outo, o jade está estreitamente ligado ao princípio yang, simbolo da força vital e dos poderes cósmicos. Na América Central é o símbolo da alma, do espírito e do coração; em razão de sua cor verde e de sua transparência.
JANELA
Simboliza a abertura e a receptividade para boas influências.
JARDIM
Simboliza o Paraíso terreno e celeste. Murado simboliza as dificuldades e os obstáculos a serem superados, antes de se chegar ao Paraíso, ou a um nível de desenvolvimento mais elevado.
JARRA
Simboliza a fertilidade e a abundância. Na jarra pode ser guardada a bebida da imortalidade. Na China é símbolo do céu e do trovão.
JAULA
Simboliza o confinamento, a limitação ou segurança. Se por um lado na jaula se limita e dá uma falsa sensação de segurança, por outro é na jaula onde se colocam as feras
JAVALI
É um símbolo que pode ser visto sob os aspectos nobre ou obscuro. É um simbolo muito antigo e na tradição hiper-bórea pode ser visto como autoridade espiritual, na chinesa é o emblema dos Miao e da ordem cíclica, através da substituição de um reino por outro, de um kalpa por outro. No japão é um animal zodiacal, associado à coragem ou até à temeridade. Ele serve de montaria para os kami da guerra. Nos santuários xintoístas há estatuetas de javalis e o Deus da Guerra Usa-Hachiman aparece montado em um deles.
Na tradição cristã, o javali simboliza o demônio: ou por ser associado ao porco ou por sua impetuosidade.
JOELHO
É identificado como a sede principal da força do corpo e por isso simbolo da autoridade do homem e do seu poder social. Daí vem as expressões: dobrar o joelho - ato de humildade; fazer dobrar os joelhos - impor a vontade a alguém; ajoelhar - suplicar ou pedir.
JOGO
Simboliza a luta contra a morte, contra os elementos, contra as forças hostis e contra si mesmo.
JÓIA
Simboliza o poder, a beleza, o processo de refinamento. No sentido negativo pode simbolizar a futilidade e as aparências.
JÚPITER
Deus supremo dos romanos, como Zeus para os gregos. É apresentado como a divindade do céu, da luz diurna, do tempo que faz, e também do raio e do trovão. Seu poder é soberano e preside o conselho dos deuses e dele emana toda a autoridade. Também representa o Planeta situado bem no centro das órbitas dos planetas que giram em torno do Sol e por isso e pelo seu tamanho representa a equilíbrio, autoridade, ordem estabilidade e abundância. Simboliza, também o sucesso, a expansão, o otimismo, a generosidade e a extravagância. No zodízco é o planeta regente do signo de Sagitário.

 

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Escolha uma letra e saiba mais sobre sua simbologia.