Símbolos

R

imagem

 


Símbolo ligado à água e à chuva. Na China é considerado um animal lunar e yin. No Japão é símbolo de felicidade, e na Índia dizia-se que uma grande rã era o suporte do mundo. É vista como símbolo de fertilidade da mãe-terra e ainda como da vida obscura presa à matéria.
RABO
Símbolo sexual velado.
RAIO
Símbolo do poder divino, da fúria ou da criação. O feixe de raios é considerado um atributo de Júpiter e de Indra, pois, do centro de uma espécie de grande fuso saem vários dardos em ziguezague. Às vezes esse fuso pode aparecer em forma de lança pontiaguda, de tridente ou de outro instrumento semelhante.
RIO
Símbolo do fluir, da possibilidade , da fluidez das formas e da fertilidade. O curso das águas simboliza a corrente da vida e da morte. O rio, por estar sempre fluindo, simboliza também a renovação e a transitoriedade.
ROCHEDO OU ROCHA
Símbolo da imobilidade e do imutável. Na China o rochedo opõe-se à cascata, como o yang ao yin. No antigo testamento, simboliza a força de Jeová e sua solidez na aliança de sua fidelidade a Deus. Nos salmos, é visto como o amparo de Deus.
RODA
Como o círculo, a roda sugere a perfeição. A diferença é que a roda possui certa imperfeição, a de que ela se refere ao mundo do vir a ser, da criação contínua e da eventualidade da morte.
ROSA
Corresponde no Ocidente o que o lótus é para o Oriente. Seu principal simbolismo é o de que das águas primordiais se eleva e desabrocha a flor. Para os cristãos, é a taça que recolhe o sangue de Cristo, a transfiguração das gotas desse sangue ou de suas chagas. Atualmente a rosa simboliza o amor.

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Escolha uma letra e saiba mais sobre sua simbologia.